Alfa Romeo F1 Team KICK quer lutar pelos pontos no GP
Alfa Romeo F1 Team KICK quer lutar pelos pontos no GP de Espanha
- Após uma qualificação que começou com pista húmida e com diversos incidentes, Zhou Guanyu registou o 13º tempo mais rápido para a grelha de partida para o GP de Espanha de F1.
- Valtteri Bottas ficou com 16º melhor tempo, mas este é um resultado que não reflete o potencial do monolugar, pelo que amealhar pontos é o objetivo da equipa.
O Alfa Romeo F1 Team KICK quer lutar pelos pontos no Grande Prémio de Espanha de Fórmula 1, com Zhou Guanyu a registar o 13º tempo mais rápido da qualificação no Circuito Barcelona- Catalunha. Valtteri Bottas, seu colega de equipa, foi 16º na sessão que começou com piso húmido antes de progredir para um asfalto seco.
Foi um resultado que não reflete o real potencial da equipa e do monolugar, que esteve, consistentemente, perto do top-10 durante a qualificação; por outro lado, é, também, um resultado que não exclui, de imediato, a possibilidade de ambos os pilotos chegarem aos pontos na corrida de amanhã.
Alessandro Alunni Bravi, Responsável da Equipa: "Mostrámos um desempenho sólido nas três sessões de treinos, pelo que é justo dizer que os resultados da qualificação não refletem, realmente, o que se poderia prever. Não é fácil fazer uma leitura correta desta sessão, mas temos de perceber porque é que isto aconteceu. Estamos desapontados porque sabemos que, desta vez, não extraímos o máximo que podíamos do nosso monolugar. De um modo geral, poderíamos ter feito melhor hoje, em especial na transição entre o terceiro treino livre e a qualificação, mas o nosso foco está agora firmemente centrado no dia de amanhã. Temos de fazer uma corrida perfeita para recuperar o máximo de terreno possível. Já vimos, no passado, que podemos ganhar lugares no domingo: é aí que conta e é aí que temos de nos esforçar."
Valtteri Bottas (monolugar 77):
Alfa Romeo F1 Team KICK C43 (Chassis 02/Ferrari)
FP3: 8º / 1:14.360 (15 voltas)
Q1: 16º / 1:13:977 (10 volta)
"Podemos tirar um ponto positivo do dia de hoje: as atualizações que introduzimos na semana passada parecem estar a funcionar, pois pude sentir essa diferença durante os treinos. Infelizmente, a qualificação não representa bem a situação do nosso monolugar: hoje foi bastante complicado, não consegui encontrar a mesma aderência de antes e não me senti tão confortável como no início do fim-de-semana. Senti muitas escorregadelas, o que foi uma pena porque pensei que tínhamos aqui um bom potencial. A mudança das condições climatéricas também não ajudou: durante a última tentativa, na volta de saída, tive de parar durante mais de dez segundos depois da Curva 12, para deixar passar alguns carros que estavam numa volta rápida e penso que, nessa altura, perdemos um pouco da temperatura dos pneus. Espero que a qualificação tenha sido apenas um caso isolado e que amanhã tenhamos um melhor ritmo. Estou confiante que podemos lutar e fazer alguns progressos e, possivelmente, chegar aos dez primeiros."
Zhou Guanyu (monolugar 24):
Alfa Romeo F1 Team KICK C43 (Chassis 01/Ferrari)
FP3: 11º / 1:14.681 (15 voltas)
Q1: 1:13.677 (10 voltas)
Q2: 13º / 1:13.521 (6 voltas)
"Fiz uma volta limpa na Q2, provavelmente a melhor possível, e só perdi o acesso à Q3 por alguns décimos. Dei tudo por tudo, mas não tínhamos um jogo novo de pneus macios depois da bandeira vermelha na Q1: quando se está a lutar por lugares com margens tão pequenas, isso foi o suficiente para nos deixar de fora. Apenas isso. A experiência que tive com o carro foi muito melhor hoje e espero levar esta sensação para amanhã, para recuperar algum terreno. Espero que estejamos muito mais perto de alguns dos carros que estão à nossa frente e que hoje tinham pneus novos. Sinto que este fim de semana estamos em muito melhores condições do que no anterior, mas ainda temos de nos esforçar e melhorar para estarmos ainda mais à frente na grelha. Vamos ter de fazer um bom trabalho amanhã e aproveitar todas as oportunidades."